6 de janeiro de 2015

A controlar as coisas..


... aqui havia mencionado a minha nota mental e respectiva demanda relativamente ao açúcar...pois bem, em Outubro decidi colocar-me à prova e ficar pelo menos um mês sem ingerir chocolate algum, acontece que tivemos o Natal e apesar do meu controlo relativamente a estas substâncias, não consegui resistir às broas e aos bolos e ainda aos chocolates...


Claro que tudo isto não seria problemático se o seu consumo tivesse sido minimamente controlado!! Como já o admiti outras vezes, um dos meus maiores calcanhares de Aquiles são os chocolates, os m&m's, as gomas, etc...portanto estabeleci um termo (mais um), ou nem que seja um maior controlo sobre este assunto e estarei este mês numa demanda.
Já outras vezes o fiz e um dos meus maiores truques é efectivamente não trazê-los para casa, pois uma vez dado inicio à primeira dentada só acabo quando já não restar nada no pacote, portanto, de momento nada de açúcares serão ingeridos, pelo menos conscientemente, até que me saiba controlar...pronto, o único açúcar consciente e em muito moderadas quantidades, que efectivamente tenho consumido é o castanho ou mascavado - pois restringir-me completamente do doce é coisa que ainda não consigo fazer. Segundo este artigo o açúcar mascavado continua a ser tão calórico e pouco saudável quanto o branco, no entanto, por não ser refinado possui ainda algumas vitaminas e minerais, sendo que de momento apenas o utilizo no café, como pequeno treat.
Considero (ou pelo menos quero considerar), que tudo é meramente psicológico e tal como a aprendizagem, existe um processo continuo de habituação a certos hábitos, portanto, aos poucos pode ser que eventualmente venha a esquecer os chocolates!?
...




2 comentários:

  1. Olá miúda!! Bom ano! :)
    Não precisas cortar completamente aquilo que gostas. Deves cortar com as gomas, com os chocolates tipo ferrero rocher, mars, bounty e afins, e evitar comer bolos comprados, e bebidas com gás como colas e 7ups, mas se comprares uma boa tablete de chocolate, preto, ou mesmo de chocolate de leite e comeres 2 quadrados por dia, isso até é benéfico para a tua saúde. Bolos e bolachas, podes tu fazer em casa e substituir o açúcar por geleia de agave, stevia ou outros adoçantes naturais pouco calóricos. Mas é mesmo como tu dizes, à medida que fores adoptando uma alimentação saudável, o teu organismo vai por ele mesmo, deixar de te pedir os alimentos que fazem mal. Vais ver que não custa nada, e o teu corpo agradece :)
    Beijinhos

    http://coeurdartichautbyannabelle.blogspot.pt
    http://instagram.com/annabelle_madeira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Annabelle, um BOM ANO, para ti também!!!
      Pois o meu maior problema são os chocolates nada saudáveis como os que descreveste no inicio....bolos comprados e refrigerantes não os costumo trazer para casa...tenho é que me embrenhar mais por todas as alternativas que existem no mercado para ajudar a alimentar o corpo de uma forma mais decente....obrigada por aqui passares, é sempre uma maravilha ler um cometário teu...tem um bom dia ;)

      Eliminar

Obrigada pela visita e comentário...