17 de dezembro de 2014

O Bolo de Laranja da Mãe...


...na verdade este bolo não tem uma mágica específica, mas é daqueles rápidos, fáceis e que me enchem de recordações. O bolo de laranja deve ser dos meus favoritos e foi sem dúvida o primeiro que aprendi a fazer sem a ajuda da mãe. 


aqui havia postado umas fotos (bem menos cinzentas que estas - saudades do sol), mas na altura por alguma razão não coloquei a receita, portanto, hoje achei que fazia sentido adicionar esta informação, uma vez que a época pede por uns doces, e porque desde que por aqui existe um forno este bolinho tem sido uma constante...



...como não fomos muitos aqui em casa, normalmente faço um bolo pequeno e como tal, reduzo para metade as porções/quantidades e o resultado é sempre delicioso, de tal modo, que quase nem me sobrava nada para as fotografias...digam-me se já conheciam a receita e deixem-me sugestões (sobretudo em termos de ingredientes mais saudáveis que possa utilizar)!!

 Ingredientes
3 Laranjas médias (utilizar a raspa e o sumo)
2 Chávenas de açúcar
3 Chávenas de farinha
3 Colheres de fermento
250gr de margarina/planta
4 ovos
1/2 chávena de leite

Preparação
Bater a margarina com o açúcar até obterem uma pasta homogénea. Adicionar à mistura as gemas (reservar as claras num recipiente à parte para serem batidas), a raspa da laranja e o sumo e misturar novamente. Juntar a farinha e as colheres de fermento e misturar tudo levemente. Bater as claras em castelo e juntar à massa e misturar novamente. Adicionar finalmente o leite e bater tudo muito bem até que a massa forme pequenas bolhas. Deitar a massa numa forma untada e polvilhada e levar a cozer em forno médio (180ºC) durante aproximadamente 40 minutos.  

Fiquem bem

...



3 comentários:

  1. Bem mas que bom aspecto :o
    http://annluckindarkdays.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Looks fantastic and sounds delicious. I love the taste of orange in a cake and I love quick and easy solutions! Thank you for the recipe! That's absolutely mine!
    All my best
    Elisabeth

    ResponderEliminar
  3. Bem bonito que ficou o teu bolo :)

    http://instagram.com/annabelle_madeira/

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita e comentário...