7 de maio de 2014

Beltane Fire Festival...


Falei-vos da minha tão pouca vontade de por aqui passar e até mesmo da minha desmotivação para com tudo isto, mas ainda assim, ler e escrever ajuda-me e até certo ponto anima-me...passei por momentos em que só me apetecia limpar e apagar, e por outros bem mais nostálgicos que me levavam a pensar e a ponderar, pois mesmo odiando certos assuntos este espaço está presente na minha vida há quase três anos...Como desligar o botão e dizer adeus?!

Pois bem, apesar das muitas tentativas em formatar a cabeça para a ideia de que o Verão pode estar mesmo ali ao virar da esquina, o frio que ainda se sente na pele, infelizmente por agora, não permite tamanhos devaneios...ainda assim, por aqui nada faz congelar a criatividade e a mente destes scots, que mesmo com temperaturas de cinco graus, no dia trinta de Abril tal como manda a tradição, comemoraram o inicio da estação mais quente do ano, o Verão...talvez por ironias do destino esse também foi o dia em que a chuva não deu tréguas, coisa que por aqui é deveras estranho!! Em Edimburgo o tempo é sempre muito inconstante e imprevisível de tal forma que o ditado é, if you don't like the weather now, just wait a few minutes!!!


E a pessoa até esperou, ainda assim, de coroa de flores na cabeça (como manda o figurino), e de cabelo ao vento (e à chuva também) lá fui eu assistir ao Beltane Fire Festival, um festival celta que celebra o inicio do Verão, da fertilidade, o desabrochar da Primavera e da vida. Como tal, há toda uma série de festejos que envolvem danças e fogueiras.



Tirando o facto de que ia morrendo congelada é um espectáculo digno de ser visto e repleto de criaturas fantásticas que se pavoneiam pelo jardim e que culminam num extenso cortejo...segundo este artigo: "The central color of Beltane is green. Green is the color of growth, abundance, plentiful harvest, abundant crops, fertility, and luck. White is another color that is customary, white brings the energies of cleansing, peace, spirituality, and the power to dispel negativity. Another color is red who brings along the qualities of energy, strength, sex, vibrancy, quickening, health, consummation and retention. Sun energy, life force and happiness are brought to Beltane by the color yellow. Blues and purples (Sagittarius energies: expansion, Good Fortune, magic, spiritual power, Success), and pinks (Venus energies). Beltane is rich in vibrant color, lighting the eyes and cheering the Spirit as we leave the dreariness of winter behind."
Toda esta beleza cromática estava bem presente nos corpos dos figurantes que fizeram parte do cortejo, mas infelizmente a pouca luz e os quilos de gente que encheram o Calton Hill dificultaram a minha veia de paparazzo e por isso, poucas foram as fotografias decentes que consegui captar (ainda assim, fica aqui um pequeno registo)...


 Ao contrário de toda a calmaria que por aqui se sente, ao entrar pelas portas do fantástico Calton Hill, somos mesmo abalroados por uma enorme energia e um clima de festividade, e tal como disse, nem a chuva, nem o frio pararam esta gente de celebrar a chega do Verão e do sol...




 Espero que tenham uma boa semana e que o sol venha aquecer estas terras...

...



Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e comentário...