20 de fevereiro de 2014

Hoje lembrei-me...


...deste filme, Una Giornata Particolare, depois de escutar uma conversa de uma italiana ao telemóvel, ups!!!
Um filme nada actual em termos de data de lançamento, mas quanto a mim bem actual em termos de mensagem. Não sei se fora o facto de filmes italianos provocarem em mim uma espécie de nostalgia, ou porque nesse dia nada mais acontecia na TV ou então porque, a minha vontade em ver a senhora Sophia Loren e o senhor Mastroianni foi imensa...sei que fiquei ali jogada no sofá às tantas da noite a ver um filme que mataria muito boa gente que conheço de tédio!!


Filme simples e até por vezes solitário, no qual temos uma Sophia Loren desmaquilhada e nada glamorosa, numa tentativa de transmitir ao espectador a ideia de uma mulher que perdera a sua identidade e capacidade critica, limitando-se apenas às típicas lides domésticas de uma mulher casada com filhos e dependente do marido, sem alguma vez pôr em causa o que querer que seja...uma mulher que passa quase como transparente ao marido e filhos e por isso mesmo, perdera todo e qualquer respeito desses que com ela dividem o mesmo espaço. Mas tudo muda quando conhece Gabriele.

Se pensarmos que este é um filme da década de 70, diria que está fantástico no retrato que faz desta e de muitas mulheres e de um homem que guarda em si a sua identidade e preferências. Apesar da acção decorrer numa altura de ditadura essa foi apenas a desculpa para Antonietta finalmente perceber, que afinal até nem é invisível e que de vez em quando convém abrir a boca e pensar.
E numa altura em que se fala, e muito bem, de feminismo, consegui ainda ver na personagem de Sophia Loren o retrato quase que idêntico de muita mulher que conheço...

Tenham uma boa noite.

...



2 comentários:

  1. Adoro, no geral, o cinema neo-realista italiano. A minha pérola preferida é mesmo o "Feios, Porcos e Maus"!
    Anyway, sempre tive uma tara pelo Mastroianni... Que charme!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a sensação de que esse filme que falas ainda não me passou pelos olhos, mas já o apontei para uma próxima...fica bem :)

      Eliminar

Obrigada pela visita e comentário...